16 de mar. de 2011

Guarapuava pronta para o futuro. Então, tá

(Publicado originariamente no primeiro semestre de 2010)


Entro no site da Prefeitura de Guarapuava e me espanto diversas vezes. No topo, há um banner alardeando os 200 anos da cidade, com os dizeres 'Guarapuava 200 anos, pronta para o futuro'. Vejamos o quão pronta a cidade está: as calçadas, quando existem, estão decadentes em muitos bairros; há pilhas de terrenos baldios sem a devida conservação e, o pior, sem a fiscalização que a lei municipal estipula; a industrialização continua tímida, mesmo depois dos '200 anos'; o prefeito agora deu para sumir nos momentos mais graves de crise institucional; muitos moradores mais antigos de Guarapuava passam boa parte de seu tempo desdenhando de seu próprio lugar; e os motoristas, via de regra, não sabem para que serve uma faixa de segurança para pedestres.
Não, caro prefeito, a cidade não está pronta para o futuro. Como diz a sabedoria popular, ao propalar isso, há apenas uma vã tentativa de tapar o Sol com a peneira. E olhe que citei apenas alguns exemplos. Mas há mais preciosidades na homepage da Prefeitura: no link dedicado a biografar o chefe do Executivo, há 21 linhas de texto a louvá-lo. No link do vice, nenhuma, nada, zero, o que, convenhamos, é um excelente indicativo do desprezo com que o prefeito trata seu vice, tema, aliás, que esta Rede Sul de Notícias já retratou em diversos momentos.
No final das linhas elogiosas sobre o prefeito, está escrito que o mesmo é um 'profundo conhecedor da história de Guarapuava', além de 'apaixonado' pelo município. Fico a pensar o que seria do patrimônio arquitetônico da cidade se ele não fosse um 'profundo conhecedor' e um 'apaixonado'. Se, com tamanha dedicação a política de preservação é tenebrosa, imagine como estaríamos se o prefeito tivesse outra visão do tema.
Pensando bem, talvez eu tenha a chance de perguntar diretamente ao prefeito algumas questões relacionadas ao cotidiano da cidade. No mesmo link sobre ele, há o e-mail prefeito@guarapuava.pr.gov.br. Acho que enviarei uma mensagem a ele em breve. Opa, acabo de lembrar: remeti um e-mail a ele em 21 de fevereiro passado, às 23h48. Até agora, a resposta não chegou. Como diria Batman, conseguirá o prefeito retornar dois e-mails de um mesmo remetente em tão pouco tempo?
Afinal de contas, um mês é pouco, não é mesmo, prefeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário