16 de mar. de 2011

Buffalo Bill em Guarapuava?

(Publicado originariamente no primeiro semestre de 2010)

Há algumas semanas tenho pensado nas razões que levam a atual administração de Guarapuava a se empenhar tanto nessa ideia (agora fixa) de revisar a memória da cidade e passar a defender, por todos os lados, que Guarapuava completa 200 anos em 2010. Por estes dias, tive um estalo: Tombstone. E outro estalo: Buffalo Bill.
Por volta de 1880, Tombstone era um vilarejo com ruas poeirentas no Estado americano do Arizona. Duelos nas vias públicas, que mais tarde seriam eternizados pelo Cinema, eram comuns, assim como lixo pelas ruas, animais por todos os cantos e assim por diante. Não raro, outros espetáculos degradantes aconteciam, à vista geral.
Naqueles tempos também, Buffalo Bill fazia sucesso pelos Estados Unidos afora. Ele havia montado uma espécie de circo, que incluía uma dúzia de atrações bizarras. Buffalo, que ao longo da sua trajetória artística, se uniria também a Touro Sentado (um cacique sioux) e a Will Bill Hickok, um notório ora xerife, ora bandoleiro. Buffalo Bill, à sua moda, era um fanfarrão.
Os tempos mudaram, claro, mas também ando com uma ideia fixa nos últimos dias: há algumas semelhanças entre Guarapuava e Tombstone. E, quem sabe, tenhamos também, lamentavelmente, nosso Buffalo Bill. A Guarapuava de agora ainda guarda vestígios tristes do século 19, motivo que pode estar levando a Prefeitura a insistir tanto na lembrança dos 200 anos. Não é preciso sair muito da zona central para notar que as calçadas não existem e que fiscalização não há; asfalto de boa qualidade é luxo para poucos; há dúzias de faixas de segurança em pontos inadequados, que, em última instância, contribuem para obstruir o trânsito nos cruzamentos, provocando situações de perigo para condutores e pedestres; no bairro Pérola do Oeste, pelo que li nesta Rede Sul de Notícias (RSN), as baratas mandam no pedaço há mais de três anos; e, não bastasse isso, agora crianças andam caindo em fossas instaladas em escolas municipais, também conforme noticiado pela RSN.
Alguém há de perguntar: teria Guarapuava o seu Buffalo Bill? Uma entrada para a primeira fila do circo para quem acertar a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário