29 de jun. de 2011

Pede, Carli, pede mesmo para sair

Quando você imagina que o prefeito de Ponta Grossa, Fernando Ribas Carli, já deu todas as demonstrações possíveis e públicas de incompetência, eis que o sujeito consegue protagonizar mais um episódio lamentável: possivelmente enjoado de ficar ouvindo as músicas do cantor Amado Batista, o prefeito parece estar trocando as horas em frente à lareira à noite pela contemplação das imagens que as quatro câmeras instaladas recentemente junto ao cavalo dos 200 anos devem lhe proporcionar.
Sim, leitor, quatro câmeras para monitorar o cavalo e seu cavaleiro anão. Enquanto isso, na Lagoa das Lágrimas e em outros pontos da cidade, nada da Prefeitura contribuir para a tranquilidade dos locais, especialmente nos finais de semana. Quem passa pela avenida onde está instalado o histriônico monumento, acaba por se deparar com um espaço bem iluminado e com as tais quatro câmeras. Claro que não vai demorar muito e irá aparecer um assecla do prefeito Carli para dizer que os equipamentos foram instalados para contribuir na segurança do trânsito local, por exemplo – esquecendo-se que, na época em que o bicho estava sendo erguido, tapumes colocados pelo Município faziam exatamente o contrário.
Mas há quem diga que, na real, Carli mandou disponibilizar as quatro câmeras para que ele consiga ficar sempre de olho de maneira a evitar que alguém queira tomar seu lugar como cavaleiro, já que se imagina que o sonho dileto do prefeito de Ponta Grossa seja, quando encerrar seu melancólico mandato (em dezembro de 2012), tirar Diogo de Azevedo Portugal de lá e ali fazer montaria. Ao que tudo indica, não satisfeito mais em ser o papagaio de pirata em muitas situações, Carli quer agora ser o próprio pirata, deixando o papel de louro para um integrante de sua família que tem feito as vezes de dublê de deputado estadual.
Obviamente, posso estar errado mas instalar tais câmeras é zombar dos eleitores de Carli que, anos atrás, votaram no sujeito na expectativa de que fizesse ao menos uma gestão decente. E ainda há quem diga que Carli é um homem de visão, como descrito no site da Prefeitura, por ter supostamente liderado a suposta comemoração dos supostos 200 anos de Guarapuava, em uma sequência de eventos que parecia haver sido encerrada no dia 20 passado mas que as câmeras insistem em nos dizer o contrário.
O prefeito de Ponta Grossa, Fernando Ribas Carli, bem que poderia ao menos agora, quando está marchando rapidamente para seu ocaso político, limpar sua escrivaninha na Prefeitura e admitir que é um fracasso como chefe do Executivo. Apegado ao cargo que é, possivelmente não o fará. Ao menos, deveria por uma noite desligar as câmeras, pegar seu carro com ar condicionado e passar para conversar um pouco com as famílias que estão instaladas precariamente no Alto da XV. Tal qual já escrevi outras vezes, gestos assim não fariam de Carli um político melhor mas, quem sabe, fizessem bem a ele em nível pessoal.
Com atos assim, quem sabe até Carli volte a ser o prefeito de Guarapuava – e não de Ponta Grossa, como grotescamente parece ser depois que mandou dar aquela explicação fajuta semanas atrás de que foi renovar sua carteira de motorista (suspensa pelo excesso de multas de trânsito) em Ponta Grossa por ter o hábito de passar os finais de semana em uma propriedade que tem lá por perto.
Em vez de tentar tapar o Sol com a peneira (e admitir que teve vergonha de frequentar um curso de reciclagem de trânsito em Guarapuava), Carli deveria era ter evitado também a explicação farsesca de que os pontos em sua CNH derivavam de pessoas que costumavam dirigir seu veículo, cometendo infrações a rodo pois, conforme noticiado pela Mídia, o prefeito tinha algo como 130 pontos na carteira. Se eventualmente isso ocorreu reiteradamente, Carli deveria ser o primeiro a repreender tais pessoas e não permitir reincidência. Mas não – preferiu se portar como um sujeito altivo que tenta, em vão, se equilibrar na corda bamba.
Certa vez, escrevi que Fernando Ribas Carli poderia ser da equipe do circo de Buffalo Bill, um artista americano do século 19 que percorria seu país com seu elenco de bizarrices. Pensando bem, acho que fui desrespeitoso com Buffalo Bill – seu circo tinha artistas de talento. Para Carli, cada vez mais resta apenas olhar para as câmeras e torcer pela queda de Diogo Portugal, para tomar-lhe o lugar junto ao cavalo. Para atingir seu intento (e desmascarar aqueles que o consideram um ignorante), Carli desfia até Shakespeare: um cavalo, um cavalo, meu reino por um cavalo.

7 comentários:

  1. já passa da hora de isso acontecer....

    ResponderExcluir
  2. Por quê? Prefeito de Ponta Grossa?

    ResponderExcluir
  3. Não tinha lido tudo. Agora entendi...

    ResponderExcluir
  4. Interessante que, a semi-perdida causa da cargil está em debate em reunião sediada no Sindicato rural e quem ele manda para "representar" a prefeitura é o seu menos preparado filho. Fiquei imaginando o que ele estaria fazendo que não foi lá, debater com as lideranças guarapuavanas a possivel empresa, mas agora sei, estava em casa contando quantos fuscas passam em frente a trajano.

    ResponderExcluir
  5. é bem a cara do cavalo do Fernando... literalmente...

    ResponderExcluir
  6. já não basta o que o srº Fernando Carli Filho aprontou,dirigir embriagado causando a morte de dois rapazes, não basta tudo que o srº Fernando Carli já aprontou, e agora até o mais novato vigarista da familia mostra a cara Srº Bernardo Ribas Carli... bem que diz Filho de Peixe Peixinho é...Tal Pai Tal Filhos

    ResponderExcluir